Lançamento do livro Casa de Vó

A Sra. Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida e o Sr. Silvoney Sales de Almeida prestigiaram o lançamento do livro Casa de Vó, de autoria de Nairzinha Vó Naná, domingo, 24 de julho, na Livraria LDM, no Shopping Bela Vista.

A Sra. Zenaide afirma que o livro “Casa de Vó está uma beleza, muito bem escrito e irá despertar o interesse da criançada e do público adulto. As ilustrações de Kuy ficaram maravilhosas!  Parabéns!”. E ela promete: “Brevemente, Nairzinha Spinelli - a Vó Naná - estará na Fundação JFC. Aguardem”.

Dia dos Avós

Nairzinha já participou de mais de seis mil eventos públicos de brincadeiras com crianças. Junta-se a elas para brincar, contar histórias, cantar.... Com os quatro netos, não tem sido diferente. Já está também na era digital, com podcast e canal no YouTube, ambos com o nome Nairzinha Vovó Naná. Em 48 anos de profissão, a assistente social e antropóloga já capacitou muitos adultos para a educação infantil e deu muitas palestras a profissionais da educação.

Mas seu primeiro livro só foi lançado agora (domingo, 24 de julho). Casa de Vó foi realizado pela Guaxe Produções, tem 40 páginas e custa R$ 40. A data não foi escolhida à toa, afinal, no dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós.

Nairzinha fala de sua avó

"Eu era pequena e chegava na casa de minha avó já gritando, desde a rua. Ela ia correndo pra porta de casa e dizia 'Veio brincar?'. Aí, a gente ia pra varanda da casa, ela sentava com a gente e ficava brincando o dia todo..."

Com a avó, Nairzinha aprendeu a fazer bola de meia, visitava o galinheiro, cantava músicas de galo e galinha, brincava de cabra-cega, cozinhava... e tudo isto está em Casa de Vó ou nos próximos livros que a autora pretende lançar. Segundo ela, para publicar a coleção completa, depende apenas de apoio financeiro ao projeto.

Nairzinha diz que já se perguntava por que ainda não havia criado histórias para o público infantil e desconfia o motivo: "Acho que eu atribuía aos adultos um valor maior que eles realmente têm. Achava que eles iam passar para as crianças as coisas que estão no livro. Mas muitos adultos nem foram crianças", lamenta Nairzinha. A escritora ressalta a importância da brincadeira para a formação do ser humano: "O que configura a criança é a ludicidade, o espaço de ser alguém que cria e que se engaja com seu pensamento de forma livre, prazerosa".

Para as ilustrações, Nairzinho convidou a desenhista Karyne Elise, que assina seus trabalhos como Kuy. A artista se diz apaixonada por "coisas lúdicas e fofinhas". "Crio em minhas obras um universo explodindo de cores, luzaes, texturas e alegria. Com esse universo mágico, faço os olhos de adultos e crianças brilharem de felicidade e abrir o sorrisão até dos mais ranzinzas", revela Kuy.

Veja mais fotos na galeria deste site

Leia mais no Correio